9 de junho de 2007 - 05:15

Alunos ficam com 40% dos livros que devem devolver

Uma pesquisa realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), constatou que cerca de 40% dos livros não são devolvidos pelos alunos. No início do ano letivo, estudantes da rede pública de Ensino Fundamental recebem gratuitamente os livros didáticos e, teoricamente, teriam de devolvê-los ao final do ano para que sejam usados por outros alunos. O Nordeste é a região em que menos livros são devolvidos, com 46,5%. No Centro-Oeste e no Norte, a proporção não devolvida é de 41%; no Sudesde, de 32,2%; e no Sul, de 27,2%.

Para o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, é importante que alunos, pais e professores tenham consciência sobre o uso do livro didático. "Nós fazemos um esforço grande para adquirir os livros. Eles são bem confeccionados. São previstos para durar três anos. Por isso, é importante que sejam usados novamente no ano seguinte, para que ninguém fique sem livro".

O estudo foi baseado no Sistema de Controle de Reserva Técnica e Remanejamento (Siscort), do FNDE. Foram envolvidas 5.613 escolas públicas do país, que representam 12,2% das escolas contempladas com livros de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental no PNLD, em 2005.
 
 
 
 
Dourados News