9 de junho de 2007 - 04:37

Fidel acusa Bush de enganar o papa sobre Iraque

O líder cubano, Fidel Castro, afirmou ontem sexta-feira, 8, que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tenta iludir o papa Bento XVI sobre a Guerra do Iraque.

Intitulado As Mentiras e os Embustes de Bush, o artigo publicado no jornal oficial Granma acusa Bush de esconder do pontífice as atrocidades cometidas na guerra.

"Bush pretende agora enganar o papa Bento XVI. A Guerra do Iraque não existe, não custa um centavo, nem uma gota de sangue, nem foram mortos centenas de milhares de pessoas inocentes em uma desavergonhada troca de vidas por petróleo e gás, imposta por armas a um povo do Terceiro Mundo", escreveu Fidel.

Ele também advertiu sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã, "incluindo possíveis golpes nucleares táticos para impor a mesma receita infame".

Aos 80 anos, Fidel se recupera de diversas cirurgias intestinais. Há cerca de dois meses, voltou à cena com a publicação na imprensa local de uma série de artigos denominados "Reflexões do Comandante-em-Chefe".

Fidel não aparece em público desde 26 de julho de 2006, cinco dias antes de transferir, em caráter temporário, o poder ao irmão Raúl, por conta de seus problemas de saúde.

 

 

Estadão