5 de junho de 2007 - 15:40

IBGE faz concurso de emergência para concluir censo

 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai fazer um concurso público emergencial para preencher 4.403 vagas temporárias de recenseador em nove estados: Rondônia, Pará, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás.

As provas serão realizadas no domingo (10), mas as inscrições devem ser feitas, gratuitamente, até nesta quarta-feira (6), em postos do IBGE, das 8h às 17h. O concurso deve suprir a carência de recenseadores para a conclusão do Censo Agropecuário e de Contagem da População, na Zona Rural.

 

O candidato, que precisa ter concluído o ensino fundamental, deve entregar uma cópia do documento de identidade junto com a ficha de inscrição. O preenchimento da ficha poderá ser feito no site do órgão (www.ibge.gov.br) e confirmado no posto de inscrição do município escolhido. O resultado saíra na segunda-feira (11).

 

 Desistências

Ibiporã, perto de Londrina (PN), é um retrato do que acontece em boa parte do país. Dos 33 recenseadores que começaram os trabalhos em abril, apenas 20 permanecem no posto. Alguns aprovados no concurso escolheram empregos mais estáveis e foram registradas outras desistências no meio do caminho.

Em muitos municípios, a coleta de dados na Zona Rural ainda nem começou, como em Jataizinho, também no Paraná.

 

Esse não é o primeiro contratempo no censo 2007. No começo dos trabalhos, faltavam crachás e coletes para funcionários. Depois, houve falha no programa dos computadores de mão utilizados pelos recenseadores para registrar os dados. Apesar dos problemas, o IBGE afirma que os trabalhos serão concluídos dentro do prazo.