5 de junho de 2007 - 15:28

Aumento do álcool na gasolina para 25% sai em breve

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) deu aval para que o governo eleve novamente a mistura de 23% para 25% de álcool anidro na gasolina distribuída no mercado nacional. A informação é de Roberto Ardenghy, diretor-superintendente da ANP.

Segundo ele, a decisão depende apenas do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que é presidente do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool. "A decisão deve sair a qualquer momento", disse Ardenghy.

A medida, uma das principais reivindicações do setor canavieiro, elevará em 200 milhões de litros por mês a demanda de álcool anidro. O aumento de demanda pode ajudar a elevar o preço do álcool entre as usinas e as distribuidoras.

Na semana passada, segundo o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), o preço do álcool nas usinas caiu para R$ 0,59 o litro. Essa é a sexta queda consecutiva, uma situação que pôs o preço ao menor nível desde junho de 2005. Essa redução, no entanto, não foi totalmente repassada para o consumidor.

A mistura foi reduzida no início de 2006, quando o governo decidiu intervir no setor para tentar uma redução de preços do álcool na bomba e evitar um risco de desabastecimento. A mistura havia sido reduzida para 20%. Meses depois, a mistura voltou a 23% e agora pode voltar ao volume antes da intervenção, de 25%.

A ANP analisou os números do setor e concluiu que não há riscos de falta de combustível na próxima entressafra, que começa em novembro e termina em abril de 2008.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.