4 de junho de 2007 - 09:08

Hemocentro de Dourados faz apelo por sangue "O positivo"

O Hemocentro Municipal de Dourados necessita, com urgência, de sangue tipo "O +". Segundo a assistente social Rosa Fernandes, o tempo frio contribuiu para a queda de mais de 35% das doações que podem ser feitas no período da manhã, das 7h às 11h, no local que fica anexo ao PAM (Pronto Atendimento Médico), na Vila Industrial.

O sangue "A +" também esteve em falta na semana passada, mas o Banco de Hemoderivados conseguiu restabelecer o estoque. O apelo agora é pela tipagem "O +", enfatiza Rosa, informando também que, por conta do feriado do dia 7 de junho e ponto facultativo na sexta-feira, o Hemocentro atende de hoje à quarta-feira.

Interessados em doar sangue, precisam comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade. Devem estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, evitar bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Sidnei L. Bronka/Dourados Agora

Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade, hepatite B ou C, os portadores do vírus da AIDS ou alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue, diabéticos que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral. Também estão vetadas as mulheres grávidas ou amamentando, com febre, peso abaixo de 50 quilos, com mais de 65 anos ou que teve perda inexplicada de 10% do peso em um mês, epiléticos ou asmáticos em crise, quem se submeteu a cirurgia recente, tenha recebido transfusão, feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano.

 

 

Dourados Agora