16 de setembro de 2004 - 07:07

Copom aumenta a taxa Selic para 16,25%

Brasília - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu há pouco aumentar a taxa básica de juros da economia (Selic) para .16,25% ao ano, sem viés. Depois de cinco meses com a Selic em 16% ao ano, o Copom, por cinco votos favoráveis e três por um aumento 0,5%, decidiu aumentar a taxa, avaliando as perspectivas para a trajetória da inflação.

Segundo o Comitê, a decisão dá início a um processo de ajuste moderado da taxa básica de juros de forma que a trajetária da inflação não prejudique a recuperação da renda real, preservando, assim, o crescimento sustentado da economia.

A Selic é a taxa de juros que o governo se compromete a pagar quando toma dinheiro emprestado no mercado interno. Essa taxa é estabelecida mensalmente pelo Copom.

Ao calcular a Selic, o Copom leva em consideração diversos fatores, entre eles a previsão da inflação futura (próximos 30 dias) e as tendências momentâneas de queda ou elevação dos preços da economia (inflação passada).

As condições da economia internacional também são consideradas. Se há excesso de dinheiro no mercado internacional (liquidez internacional) ou se há falta de dinheiro. Se há muito ou pouco dinheiro circulando no mercado interno (liquidez interna) e também a necessidade de financiamento das contas públicas (se o governo tem pouco ou muito dinheiro em caixa para honrar seus compromissos).
 
 
Agência Brasil