2 de junho de 2007 - 10:33

Atentado destrói ponte que liga Bagdá com norte do Iraque

Uma importante ponte que une Bagdá a regiões do norte do Iraque foi parcialmente destruída neste sábado, 2, por um atentado com explosivos, informaram fontes das forças de segurança do país.

A estrutura, destruída com 40 explosivos e que se encontra localizada em Tuzkhormato, na província de Salah ad-Din, liga a rica cidade petrolífera de Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá, com a capital iraquiana, disseram as fontes.

Devido ao ataque, o tráfego entre ambas as cidades foi interrompido.

Em abril passado, um atentado perpetrado com um caminhão-bomba destruiu parcialmente a ponte de Al Sarafa, que cruza o rio Tigre no centro de Bagdá.

Desde então, os insurgentes lançaram vários ataques contra pontes em diversas regiões do país, numa tentativa de paralisar o fluxo de mercadorias e das forças de segurança entre as distintas províncias do Iraque.

Também em Salah ad-Din, mas nas cidades de Al-Deluiya e Yazreb, tropas americanas e iraquianas deram início, na madrugada deste sábado, a uma ampla campanha contra os rebeldes.

A operação, da qual participam helicópteros, provocou combates entre as tropas e os insurgentes, mas até agora não há informações sobre mortos.

Fontes da região disseram que as forças americanas desalojaram os moradores de cinco imóveis para usá-los como base.

A província de Salah ad-Din, berço do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, é considerado um dos principais redutos da resistência árabe sunita.

 

 

Estadão