1 de junho de 2007 - 17:36

Município de Ivinhema capacita os professores

Os professores das Rede Municipal de Estadual de Ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental participaram por dois dias de um curso de capacitação no auditório da Universidade Estadual (UEMS). O prefeito Renato Câmara (PMDB) esteve presente e destacou a importância dos cursos visando oferecer, cada vez mais, um ensino de qualidade.
Renato estava acompanhado da secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Cleonice Colodetti, que recepcionaram os professores, coordenadores pedagógicos e diretores adjuntos.
Na oportunidade, também houve uma apresentação do monólogo “Sonho de Ser Famoso”, feita pelo aluno Deived Willian Wilson Satto Baldin, da Escola Especial “Cantinho Feliz” (Apae). O professor Ademir Baptistoni cantou a música “Planeta Azul”.
Durante seu discurso, a secretária Cleonice disse que os professores são o alicerce da educação do aluno. Por isso, há uma atenção especial por parte da Secretaria de Educação no investimento e na capacitação dos professores. “Existe uma sintonia muito grande entre o prefeito Renato e a Educação, visando sempre o melhor”.
O prefeito Renato deu ênfase à importância do treinamento, e salientou o quanto à tecnologia está avançada e o professor precisa sempre estar atualizado e preparado para levá-la até o aluno. “Por isso a necessidade de se qualificar, e quanto é importante à atitude de mudança. Os professores que participam desse curso já é um sinal de busca da mudança”.
Compuseram a mesa de autoridades, além do prefeito Renato e a secretária Cleonice, as supervisoras em Gestão Escolar, Ana Maria da Silva Batista e Maria Sampaio Rosa; a presidente do Counes, Renilvalda Maria de Matos; a inspetora Escolar da Rede Municipal, Iraides Aparecida Cessel Pereira; a técnica da Secretaria de Estado de Educação, Neusa Vieira Dutra; e a coordenadora pedagógica Maria de Fátima Moura.
Durante dois dias, os professores tiveram curso de prática de leitura para Educação Fundamental e práticas de Educação Infantil. Eles também apresentaram materiais de apoio pedagógico, realizado por eles próprios. “A Educação Infantil e o Ensino Fundamental são indissociáveis: ambos envolvem conhecimentos e afetos, saberes e valores, cuidados e atenção, seriedade e riso”, disse Cleonice.
Ela complementou dizendo que a o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos. “Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental há dois grandes desafios: o de pensar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental como instâncias de formação cultural, ver crianças como sujeitos de cultura e história, sujeitos sociais”.
 
 
 
 
Fátima News