31 de maio de 2007 - 17:38

Governo deverá aumentar concentração de álcool na gasolina

A previsão recorde da colheita nacional de cana-de-açúcar será de 528 milhões de toneladas na safra 2007/2008, segundo o primeiro levantamento divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa crescimento de 11,2% em relação à safra anterior, que foi de 474,8 milhões de toneladas.

Por isso, o governo federal já prevê aumentar a concentração de álcool na gasolina de 23% para 25%, segundo informou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

De acordo com o ministro, a produção de álcool na próxima safra deve chegar a 20 bilhões de litros - um recorde histórico e crescimento de 14,54% na comparação com à safra anterior. Isso é reflexo do aumento da demanda externa e também da interna, com a proliferação dos veículos flex fuel. "A idéia é que a decisão (sobre o aumento da concentração de álcool na gasolina) seja tomada em junho, para entrar em vigor no segundo semestre", disse Stephanes nesta quinta-feira (31).

 

 Área ocupada e setores

A área ocupada com cana no país é de 6,62 milhões de hectares, o que corresponde a um aumento de 7,4% em comparação com o período anterior. A produção está concentrada na Região Centro-Sul, que deverá colher 461,6 milhões de toneladas. Já a Região Norte-Nordeste será responsável por 66,3 milhões de toneladas.

Segundo a Conab, da produção total de 528 milhões de toneladas, 468,2 milhões de toneladas serão destinadas à indústria sucroalcooleira, com 236,6 milhões de toneladas voltados para a produção de álcool e 231,6 milhões de toneladas para açúcar. As restantes - 59,8 milhões de toneladas, ou 11,2% do total - serão usadas para produção de cachaça, açúcar mascavo, rapadura, sementes e ração.

 

(Com informações da Agência Estado e da Globo News)