1 de junho de 2007 - 05:50

INSS começa a limitar tempo de atendimento

A partir desta quinta-feira (31), os servidores do INSS de todo o Brasil vão ter que cumprir um tempo máximo para atender cada segurado. O período varia de 30 minutos a uma hora, de acordo com o serviço realizado.
 
 
A partir desta quinta, quem pedir salário-maternidade, pensão e benefícios previstos na lei orgânica de assistência social deve ser atendido, no máximo, em 45 minutos.
 
Para o auxílio-reclusão e contagem de tempo de contribuição, o atendimento será em até trinta minutos.
 
Já para pedir aposentadoria, pecúlios, recursos de revisões, para saber o andamento de processos e solicitar certidão de tempo de contribuição, o atendimento não pode demorar mais que uma hora.
Segundo o INSS, o tempo limite só é contado a partir do momento em que o segurado começa a ser atendido no guichê.
 
Com a mudança, o instituto espera reduzir também o intervalo de tempo entre a marcação e o atendimento nas agências. Hoje, a espera é em média de dois meses. A meta é chegar a, no máximo, 33 dias.
O agendamento pode ser feito no balcão das agências, mas, para facilitar, a Previdência avisa que a marcação também pode ser feita pela internet ou pelo telefone 135.
 
 
G1