15 de setembro de 2004 - 16:50

Sessenta empresas chinesas demonstram interesse em MS

Representantes de cerca de 60 empresas chinesas visitaram o estande de Mato Grosso do Sul na Expo Brasil-China em Pequim, que aconteceu de 31 de agosto a 3 de setembro. Os empresários manifestaram interesse em conhecer a localização do Estado e sua proximidade aos grandes centros consumidores.

Em entrevista à imprensa, integrantes da delegação sul-mato-grossense na Expo fizeram, nesta quarta-feira, avaliação do evento na capital chinesa. Um dos integrantes do grupo formado por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae) e do governo de Zeca do PT, o secretário de Estado de Receita e Controle, José Ricardo Pereira Cabral, disse que a participação de Mato Grosso do Sul objetivou chamar atenção dos chineses no sentido de atrair investimentos daquele país para o Estado. “Mostrar a importância de Mato Grosso do Sul. Queremos que eles invistam aqui.”

O secretário explicou que os contatos de Mato Grosso do Sul são na perspectiva de resultados a longo prazo, em conseqüência da cultura do povo chinês, de sempre atuar com paciência e com segurança, em longas negociações. José Ricardo usou a filosofia chinesa para definir esse comportamento. “A grande marcha começa com um grande passo.”

Esse grande passo, segundo José Ricardo, vem sendo dado pelo governo de Mato Grosso do Sul. Primeiro com a visita do governador Zeca do PT à China, em maio, acompanhando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e agora com a participação na Expo. “Foi uma semente plantada. Nós Vamos regar essa semente. Vamos continuar conversando”, destacou José Ricardo.

O secretário explicou que um dos setores em que há possibilidade de um investimento imediato é o turismo. “Vai render bons frutos”, previu Ricardo. Os chineses também demonstraram interesse em investir em curtumes e no setor mineral de Mato Grosso do Sul. “Com certeza vai ter um desdobramento nessa relação”, avaliou o secretário de Estado de Coordenação Geral do Governo, Raufi Marques.

A assessora da Secretaria de Estado de Coordenação Geral do Governo e gerente-geral de projetos, Fernanda Ferraz de Campo Macários, disse que representantes de seis províncias chinesas visitaram o estande de Mato Grosso do Sul na Expo. Entre essas províncias, os empresários de Hebei e Hunan, foram os que manifestaram mais interesse em conhecer as potencialidades de Mato Grosso do Sul.

Fernanda Ferraz acrescentou que os contatos do governo sul-mato-gressense com a China podem resultar em acordos de cooperação, projetos e parcerias em várias áreas. A Expo Brasil-China faz parte das comemorações dos 30 anos de relação comercial e diplomática com aquele país asiático.

Além de José Ricardo Cabral, Ralfi Marques e Fernanda Ferraz, participaram da coletiva o diretor-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Antônio Carlos Navarrete, o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Carlos Porto, o gerente-comercial da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Ricardo Dias dos Santos, e o diretor-técnico do Sebrae, Cláudio George Mendonça. Com exceção de Ralfi Marques os demais que concederam entrevista integraram a delegação de Mato Grosso do Sul na Expo Brasil-China.
 
 
Agência Popular