30 de maio de 2007 - 13:36

Brasil aparece em 83º em lista dos 121 países mais pacíficos

O Brasil aparece na 83ª posição no ranking dos países mais pacíficos do mundo, em uma lista de 121 nações divulgada nesta quarta-feira. O ranking é encabeçado pela Noruega e tem o Iraque na última posição.

O Índice Global de Paz estabelece a classificação com uma comparação de dados como os níveis de violência, gastos militares ou influência do crime organizado.

A parte de cima da lista é dominada pelos países europeus, enquanto os Estados Unidos aparecem apenas na 96ª colocação e a Rússia é uma das últimas, em 118º.

"Isto é uma advertência para os governantes", destaca Steve Killelea, que coordenou o estudo para a Economist Intelligence Unit, vinculada à revista britânica "The Economist".

O índice tem o apoio de vários ganhadores do prêmios Nobel e personalidades como o Dalai Lama, o arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, a rainha Noor da Jordânia e o economista americano Joseph Stiglitz.

O estudo demonstra que os países estáveis, pequenos e pertencentes a grupos regionais como os 27 Estados membros da União Européia são os mais tranqüilos. Os níveis de renda e educação são cruciais na promoção de uma situação pacífica.

"Estou convencido de que existe uma relação entre a tranqüilidade, o caráter pacífico e a riqueza das nações. Os intercâmbios e a economia têm, portanto, um papel chave a desempenhar no estabelecimento da paz", destaca Killelea.

Noruega Nova Zelândia Dinamarca Irlanda Japão Finlândia Suécia Canadá Portugal Áustria Bélgica Alemanha República Tcheca Suíça Eslovênia Chile Eslováquia Hungria Butão Holanda Espanha Omã Hong Kong Uruguai Austrália Romênia Polônia Estônia Cingapura Qatar Costa Rica Coréia do Sul Itália França Vietnã Taiwan Malásia Emirados Árabes Unidos Tunísia Gana Madagascar Botsuana Lituânia Grécia Panamá Kuwait Letônia Marrocos Reino Unido Moçambique Chipre Argentina Zâmbia Bulgária Paraguai Gabão Tanzânia Líbia Cuba China Cazaquistão Bahrein Jordânia Namíbia Senegal Nicarágua Croácia Maláui Bolívia Peru Guiné Equatorial Moldova Egito República Dominicana Bósnia-Herzegóvina Camarões Síria Indonésia México Ucrânia Jamaica Macedônia Brasil Sérvia Camboja Bangladesh Equador Papua Nova Guiné El Salvador Arábia Saudita Quênia Turquia Guatemala Trinidad e Tobago Iêmen Estados Unidos Irã Honduras África do Sul Filipinas Azerbaijão Venezuela Etiópia Uganda Tailândia Zimbábue Argélia Mianmar Índia Uzbequistão Sri Lanka Angola Costa do Marfim Líbano Paquistão Colômbia Nigéria Rússia Israel Sudão Iraque

 

Folha Online