30 de maio de 2007 - 10:25

Ministro da Agricultura do Japão comete suicídio

O ministro da Agricultura, Floresta e Pesca japonês, Toshikatsu Matsuoka, 62, foi encontrado enforcado no dia 28 em um edifício residencial para parlamentares em Minato (Tokyo).

O ministro, envolvido em um escândalo por suposto desvio de fundos públicos, foi encaminhado ao Hospital Keio, onde foi internado com parada cardíaca. Sua morte foi confirmada duas horas depois.

Matsuoka, nascido em 1945, fez parte do Governo do atual primeiro-ministro, Shinzo Abe, desde sua constituição, em setembro de 2006, posto que chegou após uma longa trajetória no Ministério da Agricultura.

Matsuoka foi chamado a comparecer no dia 23 ao comitê orçamentário do Parlamento japonês por causa da polêmica gerada pela publicação do elevado orçamento de seu escritório e as denúncias de desvio de fundos públicos.

Em seu discurso, o ministro da Agricultura assegurou que não revelaria os detalhes dos orçamentos de seu Ministério e que o tempo todo tinha atuado "de acordo com a lei".

Segundo a agência de notícias "Kyodo", Matsuoka poderia estar ainda envolvido em doações a seu partido de entidades com interesses nos recursos florestais.

O primeiro-ministro e o Partido Liberal Democrático (PLD) foram acusados repetidamente por "proteger" Matsuoka neste escândalo.

 

 

 

Tokyo - ipcdigital.com