29 de maio de 2007 - 08:19

Todos os municípios brasileiros terão Banco Postal

O Ministério das Comunicações e os Correios vão levar o Banco Postal a todos os municípios brasileiros. Em grande parte destes municípios, hoje, o Banco Postal é a única opção de serviços bancários disponível.

"Este é um serviço público que representa a popularização dos serviços postais. O Banco Postal é a única agência bancária existente em milhares de municípios no Brasil, levando mais comodidade para os moradores e estimulando o desenvolvimento econômico”, afirma o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Falta pouco para a meta ser atingida. Atualmente, as 5.841 agências dos Correios existentes, 5.684 possuem Banco Postal, atingindo 90% dos municípios do país. A meta do ministério, nos próximos anos, é atingir todas as agências, presentes hoje em todos os municípios brasileiros.

Levar os serviços de Banco Postal a todos os municípios garante maiores possibilidades de inclusão social. Segundo Hélio Costa, os serviços permitem a todas camadas da população acesso a todos os serviços bancários, tais como: abertura de contas; contrair pequenos empréstimos; fazer pagamentos, depósitos e saques; receber salários, principalmente no caso dos aposentados. Além disso, o horário de atendimento é maior do que o dos bancos convencionais.

Depois de cinco anos de seu lançamento, o Banco Postal tem sido bem-sucedido em promover o acesso a serviços bancários básicos a quase seis milhões de brasileiros de baixa renda. Com isso, cresceu a captação de poupança interna e o incentivo a empreendedores por meio de microcrédito, empréstimos simples e on-line, além de facilitar a vida de pessoas que vivem em pequenos municípios onde não existe nenhuma agência bancária.

Paralelamente à ampliação do Banco Postal, o Ministério das Comunicações e os Correios estão investindo no aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelas suas agências, para maior comodidade aos cidadãos brasileiros.

 

 

 

Assomasul