28 de maio de 2007 - 13:30

Reconhecida situação de emergência em Corumbá e Itaquiraí

O governador André Puccinelli (PMDB) homologou, por 90 dias, os decretos municipais de situação de emergência das prefeituras de Corumbá e Itaquiraí devido às inundações e enchentes ocorridas nos municípios. Os decretos foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial. 

Em Corumbá, conforme a publicação, foi decretada situação de emergência pela prefeitura, através do decreto número 278, de 23 de abril deste ano, devido às chuvas com altos índices de precipitação, enchentes ou inundações graduais que atingiram a região do Pantanal, desde outubro de 2006, provocando aumento do nível do Rio Paraguai e, conseqüentemente, inundações de regiões localizadas na área rural de Corumbá.

Essas inundações, segundo o decreto, afetaram os moradores ribeirinhos e a atividade pecuária, já que a área de pastagem diminuiu e, com isso, houve necessidade de retirar o rebanho bovino, causando prejuízos financeiros aos pecuaristas. Além disso, a inundação dos campos, baías e marginais do Rio Paraguai agravaram ainda mais a situação por causa da falta de infra-estrutura das populações ribeirinhas residentes nas áreas afetadas.

Por meio da homologação da situação de emergência por 90 dias, o governo do Estado autoriza os órgãos estaduais da administração direta e indireta a prestar apoio suplementar ao município de Corumbá, mediante prévia articulação com a coordenação do Sistema Estadual de Defesa Civil.

Itaquiraí - Também no Diário Oficial de hoje, Puccinelli homologou por 90 dias o decreto número 1.577, de 17 de maio deste ano, que prorroga a situação de emergência no município de Itaquiraí. Conforme o decreto, as áreas afetadas pela enxurradas ou inundações ainda não foram recuperadas.

Desta maneira, o governo também autoriza os órgãos da administração estadual direta e indireta a prestar apoio suplementar ao município afetado, mediante prévia articulação com o órgão de coordenação do Sistema Estadual de Defesa Civil.

 

Com assessoria