26 de maio de 2007 - 10:45

Programa InterAção da Fundação de Cultura vai à Naviraí

Em sua sexta edição, o Programa InterAção - Programa de Formação de Gestores de Projetos Culturais visita Naviraí na segunda-feira (28). Realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o InterAção oferece cursos gratuitos de qualificação profissional na área de cultura para municípios do Estado.
      
“O InterAção é um grande exemplo da importância de estabelecer parcerias e de se ter o foco na cultura integrada com o desenvolvimento”, comenta Américo Calheiros, lembrando dos resultados práticos do programa nos municípios já visitados. A gerente de Projetos da FCMS e coordenadora do InterAção, Cláudia Medeiros, conta que em São Gabriel do Oeste todos os projetos elaborados no InterAção foram encaminhados a Brasília, e em Nova Andradina foi firmada uma parceria entre os Correios para o projeto “Transportando História”, desenvolvido em março durante o primeiro InterAção e que visa levar uma biblioteca ambulante para os ônibus da zona rural. 
    
Também os parceiros têm se mostrado entusiasmados com a iniciativa. “Foi a primeira parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal de Dourados (UFGD), e o sucesso do programa superou todas as expectativas. Além da qualificação para elaborar projetos, um dos pontos fortes da iniciativa foi a interação entre os produtores culturais e artistas de Dourados e região, que conheceram melhor o trabalho uns dos outros e trocaram conhecimentos e idéias”, conta Emmanuel Marinho, poeta e coordenador de Cultura da Universidade Federal de Dourados.       
 
O Programa InterAção promove cursos de qualificação profissional na área da cultura nos 78  municípios de Mato Grosso do Sul, no período de 2007 a 2010. O objetivo é capacitar profissionais para atuar no mercado cultural, capazes de planejar, executar e gerenciar projetos de maneira eficaz.
 
 
 
Notícias.ms