5 de julho de 2004 - 16:49

Bombardeio dos EUA em Faluja mata pelo menos 15

Pelo menos 15 pessoas morreram hoje em um bombardeio aéreo americano na cidade de Faluja, cerca de 50 quilômetros ao oeste de Bagdá, disse o canal de televisão árabe por satélite Al-Arabiya. O correspondente da emissora na cidade disse que o ataque foi contra uma casa no bairro de Al-Shuhada.

O exército dos EUA ainda não comentou a informação, mas nas últimas semanas assumiu a realização de ataques similares em Faluja contra supostos esconderijos de partidários do jordaniano Abu Musab Al-Zarqawi, acusado por Washington de ser o líder da Al-Qaeda no Iraque.

Um jornalista iraquiano em Faluja, Abderrahman Al-Asaui, citado pela Al-Arabiya, afirmou que os corpos de oito mortos foram levados ao hospital da cidade, enquanto continuam as operações de busca de outros corpos sob os escombros da casa atacada. "Trata-se de um bombardeio realizado por um avião militar americano, e um dos mísseis lançados não explodiu e se encontra no local do ataque", disse Isaui à emissora. Ele também afirmou que entre as vítimas há mulheres e crianças, e inclusive um senhor de 65 anos.

Os EUA decidiram recentemente aumentar de US$ 10 a US$ 25 milhões a recompensa por informação que leve à captura de Zarqawi. Com isso, a cabeça de Zarqawi vale tanto quanto a do próprio Saddam Hussein, capturado em dezembro, e que na quinta-feira passada compareceu pela primeira vez, junto a onze altos funcionários de seu regime, perante um juiz iraquiano.

Hoje, o piloto de um helicóptero médico americano ficou ferido ao ser atingido por rebeldes em uma área próxima a Faluja. Segundo fontes militares americanas, o helicópetro foi danificado no ataque, no qual foram utilizadas armas leves e lança-granadas, mas o piloto conseguiu aterrissar em uma área do noroeste de dita cidade conflituosa.

 

 

Terra Redação / EFE