26 de maio de 2007 - 05:03

Sanesul vai reajustar tarifa da água em 5,5% a partir de julho

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) pretende reajustar a tarifa de água em 5,5%, a partir de julho. O aumento vai atingir 374 mil clientes da empresa em 66 dos 78 municípios do Estado. Nas outras cidades, como Cassilândia e Costa Rica, por exemplo, o serviço é feito por autarquias municipais, e em Campo Grande, por uma outra concessionária, a Águas Guariroba.

Segundo o diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, o aumento na verdade não é um reajuste da tarifa, mas um realinhamento, para que a empresa possa equilibrar seus custos. “A energia elétrica, que equivale a cerca de 17% do faturamento, subiu 16,75%. E a Sanesul paga por mês R$ 1,7 milhões de energia”, exemplificou.

O presidente explicou ainda que os insumos, produtos e materiais utilizados nos processos de tratamento e manutenção dos sistemas de água e esgotamento sanitário tiveram aumento de 40% a 60%, no último ano. “Quanto aos produtos químicos, somente o hipoclorito de sódio teve alta de 37%. A cal hidratada subiu 21,7% e os materiais de rede cerca de 14,5%”, justificou.

Apesar dos cálculos realizados pela equipe técnica da Sanesul apontarem aumento de 10% na tarifa. O realinhamento será de aproximadamente 5,5%, sendo que 4,05% são referentes às perdas da inflação nos últimos 12 meses e apenas 1,45% estarão acima desse índice. “Mas, ainda é preciso o acórdão do Conselho Administrativo e da Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos)”, frisou José Carlos.