25 de maio de 2007 - 13:48

Insumos agrícolas têm alta de até 92%, aponta Mapa

A superintendência do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul divulgou hoje levantamento que indica aumento de até 92% no preço de insumos da agricultura entre abril de 2006 e de 2007. Este foi o caso do super fosfato triplo, que passou a custar US$ 370,00 por tonelada, comparou o Mapa, com base no registro das importações dos produtos.

O fosfato monoamônico subiu 56% na mesma comparação, para US$ 445,00 por tonelada, enquanto cloreto de potássio e uréia tiveram aumentos menores, de 27% e 21%, respectivamente.

No curto prazo, "não há como prever o comportamento do mercado", disse o superintendente do Mapa no Estado, Francisco Signor, sobre a resposta do setor produtivo à alta dos preços. Para ele, a preocupação está voltada para o segundo semestre, que concentra a demanda por estes produtos e o plantio da safra de verão.

Signor observou que os aumentos foram provocados pelo fechamento de importantes minas de cloreto de potássio na Rússia e Estados Unidos e dificuldades de importação por parte de indústrias gaúchas, por causa da disputa com fabricantes como a China, Índia e EUA. A elevação do preço dos fertilizantes atingirá também outros países do Mercosul, em especial a Argentina e o Uruguai, avaliou o Mapa.

 

 

Agência Estado