15 de setembro de 2004 - 11:02

Dirceu teme vitória de Serra no 1º turno

O ministro José Dirceu (Casa Civil) admitiu a preocupação dos petistas quanto à reeleição de Marta Suplicy (PT/PTB/PSL/PL/PRTB/PCdoB/PTN) em São Paulo. Durante o jantar realizado na noite de segunda com senadores de oposição, teria manifestado o temor do partido com a vitória de José Serra (PSDB/PFL/PPS) ainda no primeiro turno, relatam hoje os jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo.

Dirceu teria dito que acendeu a "a luz vermelha" na campanha da prefeita de São Paulo. Na pesquisa Datafolha divulgada no último domingo, Serra aparece com 37% das intenções de voto. Entretanto, no levantamento Ibope divulgado hoje, o tucano e a petista aparecem empatados tecnicamente, com 36% e 34%, uma diferença menor que a margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a Folha apurou, Dirceu disse que confia na eleição da Marta, mas reconhece que Serra subiu muito. Segundo senadores que estavam no jantar, realizado na casa de Dirceu, a análise feita por ele é que, se Serra chegar a 39% das intenções de voto nas pesquisas, a eleição pode se resolver já no primeiro turno, porque nesse cenário a tendência é de queda na intenção de votos em Paulo Maluf (PP) e Luiza Erundina (PSB/PMDB/PMN).

A preocupação do chefe da Casa Civil com o crescimento de Serra surpreendeu o grupo pefelista, segundo o Estado de São Paulo.