23 de maio de 2007 - 14:15

Nézinho e Sindicato Rural leva curso de Doma Racional a Jateí

O vereador da Câmara Municipal de Jateí, Manoel Pinheiro de Andrade (PMDB), juntamente com o Sindicato Rural do Município, através de seu presidente José Pereira, realizou no município de Jateí por intermédio do SENAR, um curso de Doma Racional entre os dias 08 à 12 de maio de 2007. O curso foi ministrado pelo professor Antonio Carlos, o popular “Tonho Americano”. O Curso com duração de 05 dias ensinou os alunos como educar os animais para a lida do seu dia-a-dia, tanto na parte teórica como na pratica.

 

O curso abrangeu funcionários de 14 fazendas do Município de Jateí e um morador do Distrito de Nova Esperança, as fazendas que participaram do curso são: Fazenda São Luiz, Fazenda Dona Ida, Fazenda Paquetá, Fazenda Arco 3, Fazenda Coqueiro, Fazenda Santa Adriana, Fazenda Recanto, Fazenda Rose, Sitio São Joaquim e Sitio São João.

 

Segundo o professor Tonho Americano, a Doma Racional é uma nova modalidade de lidar com o cavalo. Ele observa que a técnica se diferencia da tradicional porque o cavalo é conquistado pelo homem, baseado nos conhecimentos naturais do animal. Na tradicional o animal é dominado pela força do homem.

 

Durante o curso, o instrutor passou informações das características do cavalo e o método de doma racional. “O curso tem como objetivo criar pessoas aptas para o manejo e a lida com cavalos assim como, iniciar um potro como cavalo de sela e treiná-lo para qualquer modalidade de esporte, trabalho ou lazer, com conhecimentos específicos, técnicos, culturais e práticos”. Destacou Tonho Americano.

 

No curso de Doma Racional os princípios de não violência, repetição, recompensa, progressividade, continuidade e ritmo são destacados. Além disso, estudam-se os arreamentos, embocaduras, rotina de higienização dos animais e orienta-se sobre as formas de apresentação ao cabresto (halter) para leilões e exposições. Outro enfoque do curso é de como montar o animal parado e em movimento, maneira correta de encilhar e ainda, as principais doenças dos eqüinos.

 

 

 

Fátima News