23 de maio de 2007 - 10:46

Concurso Literário Nacional conta com 215 presos de MS

O concurso literário para detentos, promovido em nível nacional pelo Ministério da Justiça e viabilizado no Estado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, deve contar com a participação de 215 internos dos presídios de Mato Grosso do Sul.
 
O tema do concurso, pioneiro no país, é “Escrevendo a Liberdade”. A idéia é trabalhar a ressocialização por meio da educação no regime carcerário. A redação torna-se um meio de expressão dos presos com o mundo externo. Os trabalhos têm no máximo 60 linhas e são escritos de próprio punho.

 

Os autores das 30 melhores produções receberão um prêmio no valor de R$ 500,00 e um kit de livros. Os textos serão reunidos em volumes da coleção Literatura para Todos, do Ministério da Educação. Os estabelecimentos penais que abrigarem os detentos premiados também receberão kits de livros. O resultado será divulgado em agosto e a premiação está prevista para a primeira quinzena de outubro.

 

A Agepen tem até o próximo dia 31 para enviar a Brasília a redações elaboradas nos presídios do Estado. A instituição tem um projeto para transformar os trabalhos redigidos em uma coletânea e vai contar com a ajuda da Secretaria Estadual de Educação e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).