23 de maio de 2007 - 09:25

Pacto pela Saúde já teve a adesão de 71 municípios de MS

Mato Grosso do Sul é o Estado que figura entre os primeiros no levantamento do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) quanto à adesão ao Pacto pela Saúde.

Dos 78 municípios sul-mato-grossenses, 71 já concretizaram o compromisso de atuar em parceria pela melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. No Estado a adesão foi realizada em bloco, o que não ocorreu nas outras unidades da Federação, segundo o governo de MS.

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS (Sistema Único de Saúde) celebrado entre as três esferas de governo (União, Estados e municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade. O documento redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da eqüidade social.

A secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, esclarece que o Pacto pela Saúde foi celebrado [no dia 16 de março deste ano] ao final de um processo de reuniões com a participação dos municípios no debate dos compromissos a serem firmados para otimização do atendimento.

Mato Grosso do Sul foi o quinto estado brasileiro a aderir ao Pacto. Segundo a secretária, a intenção é resgatar o compromisso solidário entre as três esferas de governo no financiamento e gestão das ações de saúde.

 

Com assessoria