23 de maio de 2007 - 08:12

Professores de Dourados fazem paralisação nesta quarta-feira

Mais de 48 mil alunos de Dourados ficam sem aula nesta quarta-feira, devido a uma paralisação dos professores. O evento acontece em nível nacional. Os professores querem que seja mantido o veto a emenda 3 e reivindicam melhorias para a categoria. Em Dourados, o movimento estará concentrado na Praça Antonio João, a partir das 8 horas com distribuição de panfletos.

A manifestação, segundo os educadores, será também para exigir do governo Lula a retirada do projeto de Lei 01, incluído no PAC, que congela os salários do funcionalismo público por 10 anos nas esferas estadual e municipal e será enfocado.

Estadual - Os professores da rede estadual em nota explicaram os motivos da paralisação. "Pelo fim do terrorismo, truculência e perseguição implantados pelo governo do Estado contra os diretores de Escola; Pelo fim da violação dos direitos civis, políticos e democráticos previstos na Constituição Federal; Por uma política salarial condigna; por uma escola verdadeiramente autônoma; Por alterações do Estatuto do Magistério por melhorias nas condições de trabalho; por respeito ao princípio democrático nas unidades escolares.

Municipal - Por um reajuste salarial de 10% e incorporação dos abonos e bolsa alimentação; pela regulamentação do difícil acesso e provimento; licença prêmio; licença para estudo; alterações do PCCR; Redução da jornada de trabalho sem redução de salário; concurso para coordenação pedagógica e por uma política salarial definida com valorização dos trabalhadores em educação para os próximos anos".

Segundo a presidente do SIMTED, Eliza Cristaldo Romero Ogima, "a necessidade de parar visa evitar mais perdas. Danos e abusos contra nós trabalhadores. Vamos dizer não as imposições e a perda de direitos. Não podemos nos calar", finaliza.

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");