22 de maio de 2007 - 09:55

Estado alcança 80% de imunização dos idosos contra gripe

Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em relação à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, mostra que até sexta-feira (18), 139.631 pessoas com 60 anos ou mais foram imunizadas no Estado.
 
O período oficial da campanha aconteceu de 23 de abril a 4 de maio, no entanto, como alguns municípios do País não conseguiram alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de, no mínimo, 70% de imunização dos idosos, o período foi prorrogado até o dia 25, próxima sexta-feira.
 
Em Mato Grosso do Sul, o número da população idosa chega a 174.503 pessoas, destas 80% já tomaram a vacina. Contudo, alguns municípios ainda não alcançaram a meta: Laguna Caarapã (69,37%), Rio Brilhante (64,4%), Guia Lopes da Laguna (60,69%), Coronel Sapucaia (57,95%), Tacuru (60,67%), Bataguassu (64,60), Selvíria (62,36%), Três Lagoas (67,49%) e Rochedo (67,20).  
 
A gerente técnica da coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, afirma que em Mato Grosso do Sul, em nove anos de realização da campanha, a meta sempre foi alcançada: “o maior desafio é conseguir a homogeneidade da cobertura, fazendo com que todos os municípios atinjam esse alvo”, ressalta.
 
Kátia ainda acrescenta: “com o sucesso da campanha no Estado, conseguimos diminuir o número de pessoas suscetíveis ao vírus da gripe e às complicações respiratórias. Além de que, nos nove municípios que ainda não estão dentro da meta a campanha deve ser intensificada”.    
 
Vacinação indígena
 
Outra campanha de vacinação, em massa, acontece nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, também até 25 de maio. A multivacinação, iniciada no dia 23 de abril, pretende imunizar cerca de cinco mil indígenas, por meio de um trabalho integrado das três esferas de governo – união, estados e municípios – com o objetivo de vacinar adultos e crianças, a partir dos seis meses, contra a gripe e colocar o esquema vacinal em dia.
 
 
 
 
 
Notícias.ms