21 de maio de 2007 - 16:13

Defesa Civil alerta para chuva forte e frio intenso no Estado

 

A Sedec ( Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte e frio intenso à Defesa Civil de Mato Grosso do Sul. Entre hoje e quarta-feira, áreas de instabilidade organizam nuvens carregadas e profundas sobre o Estado e alerta-se que, em alguns momentos , há risco de temporais com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora.

Hoje, o alerta é válido para o sul e oeste do Mato Grosso do Sul, enquanto amanhã o alerta é válido para todo o Estado, sendo que na quarta-feira os temporais persistem em grande parte do Estado, exceto no sul. A Sedec recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras.

Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. A Defesa Civil também alerta que em Mato Grosso do Sul, entre amanhã e sexta-feira, haverá queda nas temperaturas.

No Estado, a temperatura mínima oscilará entre 0ºC e 4ºC nas áreas mais altas e entre 6ºC e 10ºC nas demais regiões. A Sedec recomenda orientar os agricultores para que tomem as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos da geada. Durante esse período, é importante uma atenção especial aos moradores de rua. Ressalta-se que, a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido aos ventos do quadrante sul.