18 de maio de 2007 - 11:00

Em três anos ovinocultura cresceu 26% em Mato Grosso do Sul

A ovinocultura é uma atividade que atualmente vem crescendo a um ritmo de 26% nos últimos três anos em Mato Grosso do Sul, motivando, inclusive, o setor agroindustrial, que ano passado instalou próximo à Capital um frigorífico destinado exclusivamente para o abate de ovinos com Selo de Inspeção Federal (SIF).

 

Há ainda outra planta industrial voltada para o abate de cordeiros no município de Nova Andradina. As duas unidades juntas possuem uma capacidade de abate de 500 animais/dia, porém, devido à baixa escala de produção, o ideal, segundo Carlos Barros Leite Junior, é que haja um aumento no desfrute, que atualmente é de 8% entre os 700 mil ovinos existentes no Estado.

 

Dados do Anuário da Pecuária Brasileira (Anualpec 2006) revelam que o rebanho de ovinos de Mato Grosso do Sul teve ampliação de 31,5%, no período de 2000 a 2006. O aumento é creditado aos investimentos, por parte dos produtores, que acreditam na potencialidade do setor.

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) - apóia o setor com cursos de Manejo Básico de Ovinos de Corte em várias cidades do Estado.

 

 

RMT Online