15 de maio de 2007 - 13:13

Cana: fazenda vira viveiro modelo para o MS

A Fazenda Cristal, localizada na divisa dos municípios de Dourados e Itaporã, se transformou num viveiro de mudas de cana-de-açucar modelo para o Mato Grosso do Sul. Com 250 hectares de extensão, 200 serão utilizados para o plantio de mudas. Atualmente, a fazenda tem 11 variedades de mudas de cana, cultivadas em 70 hectares

A fazenda é de propriedade do empresário Antonio Tonani, que também atua na área de comunicação, sendo dono da Grande FM 92,1. Ele conta que o empreendimento foi colocado em prática há cinco, em parceria com a Universidade São Carlos. “Na época minha decisão foi motivo de piada, pois ninguém falava em plantio de cana”, observa Tonani, se orgulhando do fato das usinas que estão se instalando no município e na região estarem disputando as mudas que ele cultiva em sua Fazenda Cristal.

Apesar de estar comemorando o sucesso do empreendimento, ele faz questão de citar o trabalho dos técnicos na elaboração e manejo da produção. “Sem o trabalho deles, o resultado disso tudo seria diferente”, assinala Tonani. O empresário informou que são feitas podas a cada dois meses para análise do potencial de cada variedade.

Antonio Tonani e técnicos de Dourados e de Itaporã estiveram percorrendo a área de cultivo e plantio de mudas na manhã desta terça-feira, acompanhados de representantes de meios de comunicação. Ele aproveitou para fazer uma brincadeira com a nova fronteira econômica que se avizinha no Estado, que é setor de agroenergia, especialmente o setor sulcroalcooleiro. “Se a cana é o oxigênio do usineiro, as mudas e a plantação representam a proteína para o produtor”, afirmou, citando o retorno econômico que esta atividade traz para quem produz.
 
 
Dourados News