14 de maio de 2007 - 13:24

Greve no Ibama deve prejudicar liberação de licenças

A greve dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), iniciada hoje (14), deve prejudicar a liberação de licenças ambientais e autorizações para importação e exportação de produtos de origem florestal ou da fauna, como madeira, pneus e peixes ornamentais.

Segundo o presidente a Associação Nacional dos Servidores do Ibama, Jonas Corrêa, só serão mantidos os serviços de fiscalização interna de parques e monitoramento de danos ambientais, como queimadas. “As atividades vão ser mantidas em qualquer lugar onde possa ser causado algum dano ao patrimônio público. [Mas] a liberação de licenciamento, que está em andamento ou que venha a ser requerida será prejudicada”, afirmou Corrêa.

Com isso, podem haver atrasos, por exemplo, na construção das hidrelétricas no Rio Madeira, previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Se a licença não for concedida até o final deste mês, prazo estabelecido pelo governo para que as obras comecem, também será descumprido o cronograma previsto de fornecimento de cerca de 600 megawatts de energia dessas hidrelétricas a partir de 2012. Informações da Agência Brasil.