14 de maio de 2007 - 08:29

Receita Federal inicia devassa fiscal em Mato Grosso do Sul

 

A Receita Federal começa hoje em Mato Grosso do Sul a Operação Impacto, para autuar contribuintes que prestaram informações incorretas em suas declarações e sonegaram imposto. Segundo a Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, na primeira fase da operação a fiscalização vai se concentrar nos contribuintes da região do Bolsão, mas a devassa atingirá todas as regiões do Estado.

A operação consiste no cruzamento de informações prestadas por fontes pagadoras e as declaradas pelos contribuintes e dados internos de órgãos do fisco, inclusive no âmbito estadual. Os contribuintes que já foram identificados pela fiscalização serão intimados a prestar esclarecimentos.

Não sendo justificadas as irregularidades, a Receita vai lançar os impostos correspondentes, com multas e juros. Os encargos podem variar de 75% a 150% sobre o valor devido que não tenha sido recolhido. Nos casos de fraude e sonegação os contribuintes responderão a processos penais.

A Receita Federal alerta que no caso de não atendimento da fiscalização, os percentuais de multa podem ser acrescidos em 50%, podendo variar de 112,5% a 225,0%. O fisco adverte que esse tipo de operação será freqüente para checar a regularidade das obrigações tributárias das empresas em todas as regiões do Estado.

 

 

TV Morena