12 de maio de 2007 - 05:15

IBGE encontra moradora mais idosa de Campo Grande

No trabalho da contagem da população no “Censo 2007”, o IBGE encontrou em um bairro de Campo Grande aquela que talvez seja a mais idosa moradora da Capital e de Mato Grosso do Sul. Trata-se de Rosa Maria de Jesus, nascida em 9 de agosto de 1.888, em Riacho Santana, na Bahia. Com 118 anos completos, e em via de completar 119, dona Rosa Maria é mais idosa que a Capital, que foi fundada em 26 de agosto de 1899.

 

Vivendo feliz sua idade, ela tem alguns problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, no entanto, caminha, faz os afazeres da casa, costura e, segundo ela, coloca linha na agulha sem dificuldades. Ela ainda gosta de dançar catira e mazuca.

 

Dona Maria nunca teve filhos, mas já criou cinco que passaram por sua vida. É viúva há mais de 60 anos, e viveu pouco tempo com seu falecido esposo, cerca de 10 anos. Ela não quis arriscar mais. “Fiquei com medo de não achar uma pessoa tão boa como ele”.

 

Católica, devota do Sagrado coração de Jesus, ela vive na casa de uma amiga, Maria Teodoro, de 87 anos, que também tem apenas a amiga como companhia, apesar de receberem sempre a visita de filhos e amigos.

 

Segundo o registro oficial, a idade de dona Rosa Maria de Jesus é de 105 anos, mas ela diz que foi registrada já grande, e que nasceu no mesmo ano que a princesa Isabel aboliu a escravatura, ou seja, em 1.888.

 

 

 

RMT Online