11 de maio de 2007 - 10:50

iPod prejudica marca-passo, diz pesquisa

Os tocadores digitais iPod, da Apple, podem causar defeitos em marca-passos implantáveis ao interferir com o equipamento eletromagnético de monitoração do coração, de acordo com um estudo apresentado por um estudante de 17 anos em uma reunião de especialistas cardíacos, nesta quinta-feira (10). A pesquisa não avaliou os possíveis efeitos de outros tocadores além do iPod.

O estudo testou o efeito do uso de iPods junto a cem pacientes, com idade média de 77 anos, que têm marca-passos implantados. A interferência elétrica foi detectada em metade dos casos em que um iPod foi mantido a apenas cinco centímetros do peito de um paciente por cinco a dez segundos.

Em alguns casos, os iPods causaram interferência mesmo a uma distância de 45 centímetros do peito. Interferir com o equipamento de telemetria pode fazer com que o equipamento meça erroneamente o ritmo cardíaco e, em um caso, essa alteração fez o marca-passo deixar totalmente de funcionar.

O estudo foi conduzido no Instituto Torácico e Cardiovascular da Universidade Estadual de Michigan. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade de Ritmo Cardíaco, em Denver.

 Curiosidade

O jovem Jay Thaker, um dos autores do estudo, aluno da Okemos High School (Okemos, Michigan), concluiu que a interferência de iPods pode fazer com que médicos diagnostiquem as funções cardíacas efetivas de maneira incorreta. Thaker, cujo pai é um eletrofisiologista e cuja mãe é reumatologista, disse ter perguntado ao pai sobre a possível interação entre marca-passos e iPods.

"Nós procuramos na internet, mas não encontramos nada. Então, um de seus pacientes perguntou se isso poderia causar problemas, e por isso meu pai me colocou em contato com o doutor Krit Jongnarangsin", disse Thanker em entrevista telefônica. Jongnarangsin, velho amigo do pai de Thaker, foi o autor sênior do estudo e é professor assistente na divisão de medicina cardiovascular da Universidade de Michigan.

"A maior parte dos pacientes de marca-passos não são usuários de iPods", disse ele. Por isso, não se sabe com que freqüência iPods causam erros de diagnóstico. "Isso precisa ser mais estudado", acrescentou.

 

 

 

G1