14 de setembro de 2004 - 16:44

Capacitação de merendeiras beneficia alunos da Capital

Desde maio deste ano, capacitações oferecidas pelo governo estadual, através Secretaria de Educação (SED), estão proporcionando às merendeiras das escolas estaduais de Campo Grande prepar receitas alternativas, diferenciadas e econômicas aos mais de 44,9 mil estudantes da rede.

O curso do programa Alimente-se Bem por Apenas R$ 1,00, realizado em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi), capacita 25 merendeiras a cada etapa. Duas turmas já participaram do curso.

Outra capacitação oferecida pela SED, em julho, beneficiou 147 merendeiras de escolas também da Capital. Nos dois dias de atividades, as participantes aprenderam noções sobre alimentação e nutrição, higiene e preservação da saúde, armazenamento dos alimentos, relações humanas e a responsabilidade da merendeira.

A partir de outubro, de acordo com a gestora de Merenda Escolar da SED, Maysa Ferreira da Silva, a capacitação será realizada nos municípios do Interior. As merendeiras das cidades de Maracaju, Corumbá, Ladário e Camapuã também já receberam a capacitação.

No Interior, as capacitações com as merendeiras vão resultar no melhor preparo da alimentação escolar de mais de 195,7 mil alunos da rede de ensino estadual.

“A merenda é um dos alicerces do processo de aprendizagem dos alunos. Constitui papel nutricional importante no rendimento escolar dos estudantes. E a merendeira desempenha um papel fundamental como colaboradora de todo o processo”, afirma a gestora. Um ponto bastante relevante das capacitações, segundo ela, é sobre a utilização dos ingredientes produzidos no Estado, como a soja, a abóbora e o fubá.

A nutricionista Michele Medeiros Barbosa, que acompanhou algumas das capacitações, ressalta que as merendeiras gostaram muito das capacitações. “Fizemos um trabalho de resgate e valorização delas, de um melhor atendimento aos alunos e da importância com a alimentação oferecida.”

Em Campo Grande, as merendeiras da rede estadual receberam dois uniformes, compostos por toca e avental, doados pela SED e pela Secretaria de Estado de Gestão Pública (Seges).
 
 
 
 
 
APn