11 de maio de 2007 - 09:59

Quatro soldados americanos mortos no Iraque

Quatro soldados americanos morreram em ataques na quinta-feira no Iraque, anunciou nesta sexta-feira o Exército dos Estados Unidos.

"Uma patrulha da divisão multinacional Bagdá foi alvo de disparos com armas leves durante uma operação ao sul da capital iraquiana. Um soldado morreu no dia 10 de maio", afirma um comunicado militar.

"Um soldado da divisão multinacional faleceu e dois ficaram feridos na explosão de uma bomba de fabricação caseora na passagem de sua patrulha pela região leste de Bagdá no dia 10 de maio".

"Um soldado da força multinacional no Iraque foi gravemente ferido por disparos de armas leves na quinta-feira em Diwaniya (180 km ao sul de Bagdá). Ele foi levado para um hospital da coalizão em Bagdá para ser atendido, mas faleceu em conseqüência dos ferimentos", acrescenta o texto.

"Um soldado da divisão multinacional norte morreu em conseqüência dos ferimentos sofridos na quinta-feira em uma explosão durante uma operação na província de Diyala", conclui a nota.

Outros nove soldados ficaram feridos no ataque.

Diyala, cuja capital é Baaquba (a 60 km de Bagdá), pode ser considerada uma mostra reduzida do Iraque, onde vivem sunitas, xiitas e curdos. A violência religiosa é diária e o braço iraquiano da Al-Qaeda está bem implantado na província.

Estas baixas elevam a 3.386 o número de militares americanos mortos no Iraque desde março de 2003, segundo uma contagem da AFP com base em dados do Pentágono.

 

 

 

Terra Redação