10 de maio de 2007 - 12:10

Mulheres indígenas são vacinadas em Sidrolândia

Em Sidrolândia, município de Mato Grosso do Sul, a equipe multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) está vacinando cerca de 950 mulheres indígenas, distribuídas em oito aldeias da etnia Guarani-Kaiowás, numa população de até três mil pessoas. A iniciativa, que tem como objetivo completar o calendário vacinal , faz parte do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas iniciado no dia 26 de abril e que segue até 23 de maio.

Servidores do Pólo-base fizeram um levantamento das mulheres em idade fértil para cadastrar no Sistema de Informação de Atenção à Saúde Indígena (Siasi) e concluíram que muitas delas tinham perdido o cartão vacinal e outras estavam com a vacinação incompleta. Dessa forma, a ação vair continuar depois da campanha com o objetivo de prevenir doenças de transmissão vertical, como o tétano neonatal e hepatite B.

De acordo com a enfermeira do Dsei e responsável pelo programa de imunização, Cristina Galles, crianças menores de cinco anos, idosos e mulheres em idade fértil (de 10 as 49 anos) são prioridade da campanha de vacinação. “A cobertura vacinal das crianças está de acordo com o que é indicado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)", afirma.
 
 
 
 
 
Dourados Informa