10 de maio de 2007 - 05:29

Amapá decreta estado de emergência por causa da dengue

A prefeitura de Macapá decidiu decretar situação de emergência por causa da dengue nesta quarta-feira (9). Já são 1.196 casos confirmados este ano, e 3 mortes por dengue hemorrágica.
 
O decreto facilita o acesso a verbas, inclusive recursos federais. O documento foi enviado para homologação do governo, e posterior encaminhamento ao Ministério da Saúde.
 
A ação da prefeitura inclui outras medidas. A cidade está cobrando do estado o serviço de fumacê, ou serviço de pulverização: dos cinco veículos que fazem o trabalho, apenas um está funcionando. Será dado atendimento diferenciado aos pacientes nas unidades de saúde, com plantões 24 horas e exames de sangue sem necessidade de marcação de consultas. A prefeitura estuda também uma maneira de punir donos de terrenos abandonados e quem não permitir a entrada do agente de endemia nas casas.
 
Um outro dado interessante é que a procura por bolsas de plaquetas, uma porção que compõe o sangue, aumentou em 500% no Hemocentro Estadual. O número de plaquetas cai muito no indivíduo com dengue, por isso é necessária a reposição. E para fazer uma bolsa de plaqueta são necessárias dez de sangue.

 

 

G1