9 de maio de 2007 - 10:46

São Paulo se fia em tabu histórico para passar pelo Grêmio

Sem jamais ter sido eliminado em um mata-mata na Taça Libertadores depois de ter aberto vantagem na primeira partida, o São Paulo tenta manter este tabu histórico na noite desta quarta-feira, às 21h45, contra o Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, no jogo de volta das oitavas-de-final da competição.

A vitória por 1 a 0 no Morumbi, na última semana, dá à equipe paulista a vantagem do empate. Se marcar gols, o time do técnico Muricy Ramalho pode até perder por um de diferença.

"Um gol contra o Grêmio já é uma boa vantagem. Lá [em Porto Alegre], eles terão que sair para o jogo", disse o meio-campista Souza, após a primeira partida.

O técnico Muricy Ramalho faz mistério na escalação. Ele pode optar pelo tradicional 4-4-2, com Hugo e Souza no meio-campo, ou colocar mais um zagueiro, André Dias, no lugar do lateral-direito Ilsinho. Assim, Souza jogaria na ala direita.

O atacante Dagoberto, um dos destaques na primeira partida, trabalhou separadamente nos últimos dias. A tendência é de que entre apenas no decorrer da partida. Leandro e Aloísio devem ser os titulares no ataque.

Apesar da vantagem do empate, os são-paulinos refutam a idéia de jogar na retranca. "Não podemos pensar só em defender. Ninguém consegue jogar os 90 minutos só defendendo. Temos que buscar um gol. Se fizermos um, eles terão que fazer três", disse o volante Josué.

O Grêmio, por sua vez, vem embalado pela conquista do título gaúcho, no último domingo, após golear em casa o Juventude por 4 a 1. O técnico Mano Menezes deve manter o atacante Amoroso no banco e deixar o ataque com Tuta e Carlos Eduardo.

Histórico

O São Paulo foi vice-campeão da edição de 1974, sendo superado pelo Independiente-ARG depois de vencer o primeiro jogo. Mas, na ocasião, após uma vitória para cada equipe, o regulamento estabelecia que a decisão fosse para uma terceira partida, o que não configura o conhecido mata-mata.

GRÊMIO
Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Edmilson, Sandro Goiano, Tcheco e Diego Souza; Tuta e Carlos Eduardo (Amoroso).
Técnico: Mano Menezes.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Ilsinho (André Dias), Miranda, Alex Silva e Jadílson; Josué, Richarlyson, Hugo e Souza; Leandro e Aloísio.
Técnico: Muricy Ramalho

Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre
Horário: 21h45
Juiz: Carlos Chandía (CHI)
 
 
 
Folha Online