14 de setembro de 2004 - 15:21

Pelé diz que "burrice" liga atletas a empresários

Ao partir em defesa da lei que leva seu nome e regulamenta as tranferências de futebolistas no País, o ex-jogador Pelé disse nesta terça-feira que considera "burrice" dos jogadores o relacionamento com empresários e agentes.
"É muita burrice. São os empresários que atrapalham o futebol. Os atletas deveriam se relacionar apenas com os clubes", disse ele, que anunciou ainda parceria com uma empresa de grama sintética que montará os dois campos do clube de futebol mantido pelo ex-jogador, o Litoral F.C.

Pelé também criticou duramente os grandes clubes brasileiros, três deles em especial, e considera que a incapacidade dos dirigentes é a grande causadora da grave crise financeira que assola o futebol nacional.

Para o ex-jogador, se soubessem fazer contratos que dessem maiores garantias aos clubes, os times brasileiros não perderiam atletas com tanta facilidade para clubes do exterior.

"O problema está na administração dos clubes. Vejam o caso de Flamengo, Vasco e Corinthians: o dinheiro que vai para estas agremiações simplesmente some e ninguém dá satisfações."

Pelé disse que só se arrepende de não ter aprovado na lei a obrigatoriedade da prestação de contas dos dirigentes esportivos, "que caiu justamente por causa do lobby dos cartolas".

O ex-jogador criticou também a infra-estrutura das principais equipes do País. "Os clubes não formam ninguém. Eles deixam os garotos apodrecendo, sem nenhuma assistência médica ou educacional. É isso que está acabando com o futebol brasileiro."

Terra Redação