14 de setembro de 2004 - 15:07

Simpósio internacional avalia avanços da fruticultura

O 3º Simpósio Internacional de Frutas Tropicais e Sub-tropicais acontece paralelamente à 11ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria e à AgriFlor Brazil 2004 e tem como tema "Frutas para um mundo mais saudável". O encontro vai apresentar e discutir trabalhos inéditos de mais de 20 países em todas as áreas de conhecimento da fruticultura tropical e subtropical, como melhoramento genético, conservação, manejo cultural, doenças e pós-colheita.

O evento é um dos três grandes encontros que iniciou nesta segunda-feira (13-09), em Fortaleza (CE), e se estenderá até quinta (16-09). O simpósio reúne mais de 400 pesquisadores para discutir aplicação de novas tecnologias na preservação pós-colheita e utilização de frutas frescas na prevenção de doenças degenerativas.

A Embrapa Agroindústria Tropical de Fortaleza (CE), a Embrapa Hortaliças de Brasília (DF), a Embrapa Cerrados de Planaltina (DF), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia de Brasília (DF), o Instituto Frutal e as Universidades de Brasília e Federal de Fortaleza são os organizadores do simpósio, que apresenta em sua programação workshops, conferências, apresentações orais e de pôsteres.

Na avaliação dos organizadores, o grande diferencial do evento é a participação do público em geral na discussão de grandes temas que estão sendo discutidos atualmente na mídia. Esses assuntos são apresentados em seis workshops, abertos a todos os interessados.

"Nosso objetivo é trazer para um debate amplo, incluindo a classe médica que vem, cada vez mais, recomendando o consumo de frutas na dieta, a necessidade de se manter uma vida saudável", afirma o presidente da comissão organizadora e professor da Universidade de Brasília, Osvaldo Kiyoshi Yamanishi.

Ele destaca também a importância de um melhor esclarecimento sobre a utilização da irradiação na conservação e no tempo de prateleira de frutas e hortaliças e o seu poder no combate a pragas importantes, como a mosca-das-frutas e de microorganismos patogênicos. "A irradiação é a forma mais eficiente de tratamento de frutas in natura, já que não altera a qualidade, o sabor, tampouco as propriedades nutritivas do produto. Além disso, é um procedimento totalmente isento de riscos para a saúde humana", esclarece Yamanishi.

A programação completa do simpósio pode ser conferida no endereço www.3istsf.cjb.net
 
Embrapa Agroindustrial