8 de maio de 2007 - 16:52

Merendeiras fazem curso para introduzir mel na alimentação escolar

Nos dias 10 e 11 de maio, merendeiras e supervisoras de escolas municipais de Campo Grande participam do 1º curso de culinária apícola para merendeiras “Produção de Alimentos à Base de Mel”, a ser realizado na cozinha escola da Abrasel/MS – Associação Brasileira de Bares de Restaurantes em Mato Grosso do Sul.
 
O objetivo do curso é apresentar os benefícios do mel na alimentação e aplicar técnicas adequadas no preparo de receitas saudáveis, econômicas e com segurança alimentar. Durante dois dias, os participantes recebem orientações sobre boas práticas de manipulação e processamento de alimentos; medidas de segurança no trabalho; preparação de receitas com mel, dentre outros conteúdos.
 
O curso é uma iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Abrasel; Satur – Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Industria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia; Prefeitura Municipal de Campo Grande e Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Surgiu a partir da Lei 3.173, aprovada em 1º de novembro de 2005 sobre a obrigatoriedade da inserção do mel na merenda escolar na rede pública estadual de ensino.
 
De acordo com o gestor do Projeto de Desenvolvimento do Setor Apícola na Região Centro de Mato Grosso do Sul, Vamilton Junior, a intenção é estender para todo o Estado o curso de produção de alimentos à base do mel. “Um representante do setor de merendas escolares da Secretaria Estadual de Educação vai participar da abertura do curso com vistas à inclusão da idéia nas escolas estaduais”.
 
Segundo ele, a utilização do mel na merenda escolar é uma maneira viável para aumentar o consumo do produto pela população e gerar desenvolvimento do setor apícola no Estado. “É uma maneira de sensibilizar futuros consumidores com relação ao alto valor nutritivo e medicinal do mel”.
 
Receitas – para as aulas do curso de culinária serão utilizadas receitas do livro “Receitas – com Mel e Pólen”, escrito pelo engenheiro agrônomo e apicultor sul-mato-grossense, Altair Pereira de Oliveira. O autor escreveu 150 pratos doces e salgados, além de bebidas à base do mel.
 
A abertura do curso “Produção de Alimentos à Base de Mel” acontece no dia 9 de maio, às 17h30, na cozinha escola da Abrasel, situada no anexo da Morada dos Baís.
 
 
 
 
 
Fátima News