14 de setembro de 2004 - 14:38

Projeto memória do BB é exposto na FIFASUL

Encerra-se hoje, as 16:00 horas, a exposição do projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, “Josué de Castro – Por um Mundo Sem Fome”, iniciada no dia 08 de setembro, nas dependências das Faculdades Integradas de Fátima do Sul – FIFASUL.

O projeto Memória, que está sendo exposto em 28 municípios do MS, é uma vitoriosa iniciativa da Fundação Banco do Brasil. Esta é a oitava edição que, nos anos anteriores, em parceria com a Oderbecht, homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Juscelino Kubistchek e Osvaldo Cruz. No ano de 2001, optou-se por uma retrospectiva das edições anteriores.

No ano de 2004, em parceria com a PETROBRAS e pela decisão de nosso Governo em priorizar o combate a fome e à miséria, o Projeto Memória estará relembrando a vida e a obra do cientista social Josué de castro, pioneiro das abordagens científicas sobre o fenômeno da fome e suas conseqüências.

Nascido em 1908, no nordeste brasileiro, região mais pobre deste imenso país, Josué de castro pode com esforço e dedicação, alcançar o reconhecimento no Brasil e no exterior, como cientista, escritor e realizador. Seus trabalhos científicos foram retratados em inúmeros livros, alguns traduzidos em mais de 25 idiomas, como o conhecido e consagrado Geografia da Fome.

Além de privilegiado pensador, Josué de Castro foi, também, um homem de ação e de realizações. Foram de sua iniciativa os Projetos iniciais da Merenda Escolar, do SAPS – Serviço de Alimentação da Previdência Social e de seus Restaurantes Populares, da ASCOFAM, Associação Mundial de Luta contra a Fome, do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para citar alguns.

A diretora da Fifasul, Drª agradeceu aos responsáveis do BB pela exposição, por ter escolhido a Faculdade para apresentar esta belíssima obra, onde alunos de várias escolas vieram prestigiar.