7 de maio de 2007 - 17:45

Mapa discute programa para controlar bicudo-do-algodoeiro

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai promover amanhã e quata-feira (08 e 09/05), no Address Hotel Résidence, em Goiânia, um encontro para discutir o Programa Nacional de Controle do Bicudo-do-algodoeiro. Durante o evento - que contará com a participação de representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), consultores internacionais, pesquisadores e técnicos do Mapa - serão definidas as principais linhas de ação para o combate e controle da praga, que ataca a maçã do algodoeiro, provocando prejuízos significativos aos produtores brasileiros.

Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Mapa, Girabis Evangelista Ramos, que abrirá o encontro, representantes dos 15 estados produtores (MT, MS, GO, TO, MA, PI, CE, RN, PB, PE, BA, AL, MG, PR e SP) farão um balanço da incidência do Bicudo, sugerindo adaptações do programa às suas respectivas regiões.

Para o coordenador-geral de Proteção de Plantas, do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, José Geraldo Baldini Ribeiro, o Programa visa traçar diretrizes para o combate ao Bicudo em parceria com os estados e iniciativa privada, possibilitando, a médio e longo prazos, a erradicação da praga no Brasil, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, que já possui regiões livres do Bicudo.

Os esforços do Mapa e dos produtores visam proteger uma cultura que já ocupa área superior a 1,1 milhão de hectares e que deverá produzir nesta safra (2006/07) mais de 1,4 milhão de toneladas de plumas.

 

 

Mídia Max