7 de maio de 2007 - 14:34

Coleção “Mulher Peixe” de Coxim é vencedora de prêmio nacional

Equipe de designers do grupo de artesanato Associação Reciclando Peixe – Arpeixe, do município de Coxim, foi a primeira colocada na categoria Design Sustentável do Prêmio Mercado Design Top XXI, da revista Arc Design. O prêmio destaca os melhores projetos e produtos brasileiros que foram lançados no mercado a partir de janeiro de 2001. Os vencedores das 17 categorias foram conhecidos no dia 3 de maio.

 

O grupo Arpeixe é um modelo de projeto de desenvolvimento sustentável, que aproveita a pele do peixe para gerar emprego e renda, sem degradar o meio ambiente. A associação participou do concurso com a coleção Mulher Peixe, lançada pelo grupo no Fashion Rio de 2006. O trabalho reúne acessórios de moda produzidos artesanalmente com couro de peixe, como bolsas, bijuterias, carteiras, cintos e vestuário.

 

Maria Cristina Azevedo Moura, uma das designers da coleção, comenta: “estamos muito gratificados por termos nosso trabalho reconhecido por uma revista de referência no Brasil”. A designer compartilha o reconhecimento com as artesãs integrantes do trabalho; “nós contribuímos para a inclusão do produto final no comércio, mas o protagonista é o artesão”.

 

O Sebrae em Mato Grosso do Sul tem participação fundamental no gerenciamento do grupo. Segundo o consultor de design do Sebrae/MS, Fábio Lapuente, “a associação tem tido apoio em vários níveis de seu desenvolvimento, passando pela parte de gestão/organizacional, produção/oficina de design e mercado/acesso a novos produtos”.

 

A associação Arpeixe já foi reconhecida no Prêmio Top 100 de Artesanato, juntamente com outros quatro núcleos de artesanato de Mato Grosso do Sul. O Top 100 é uma iniciativa do Sebrae Nacional destinada a premiar e reconhecer as cem melhores unidades produtivas de artesanato em todo o país. Além deste prestígio, também foi escolhida para compor o Projeto Talentos do Brasil, que tem como objetivo inserir a agricultura familiar no mundo da moda, aproveitando a matéria-prima abundante de cada região.

 

Indicação

 

Para cada categoria do Prêmio Mercado Design TOP XXI, foram selecionados três trabalhos competidores. Não houve inscrição para o prêmio, ou seja, a comissão organizadora do evento indicou livremente os concorrentes no mercado. Os primeiros lugares receberam um troféu especialmente criado pelos Irmãos Campana e os outros dois selecionados um troféu criado pelo designer Luiz Pedrazzi.

 

De acordo com a produtora do evento, Eliane Guglielme, “o prêmio valoriza produtos de design diferenciado que foram aprovados pelo mercado e que estão sendo comercializados, não que ficaram somente no propósito”.

 

No dia da revelação dos finalistas, houve uma exposição com todos os produtos e projetos selecionados e a festa de premiação. Na ocasião, foi lançada uma edição especial da revista Arc Design, dedicada ao prêmio. A cerimônia aconteceu às 20 horas, no Salão de Exposições da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital paulista.

 

 

 

Fátima News