7 de maio de 2007 - 09:02

18 mil tiram a roupa para fotógrafo no México

O frio da manhã não desencorajou milhares de pessoas a se concentrarem no Zocalo, a praça central da Cidade do México, para tirar a roupa. A praça tem grande simbolismo histórico. Nela fica a Catedral Metropolitana e o Palácio do Governo.

Os modelos amadores deitaram no chão, se levantaram e fizeram uma saudação guiados pelo artista, Spencer Tunick. A contagem oficial é de 18 mil pessoas - a maior já conseguida pelo artista, que chegou a organizar um evento desse tipo em São Paulo.

O recorde anterior era Barcelona, onde, há 4 anos ele conseguiu reunir 7 mil pessoas que tiraram a roupa e foram fotografadas.

Mas Tunick acha que números não contam. Ele disse que cria formas com corpos humanos, e sua arte é abstrata, "é uma performance, uma instalação".

"O importante é que ocupei o meu espaço, fiz a minha arte e isso foi maravilhoso", concluiu.

Nos Estados Unidos, Tunick foi preso várias vezes por organizar as fotos de pessoas nuas, mas no México teve apoio do governo. A praça Zocalo foi até cercada para que os participantes pudessem tirar a roupa com alguma privacidade.

"No começo fiquei muito nervoso. Todo mundo olhava em volta para ver quem estava fazendo isso. Depois que todos ficaram nus, houve um sentimento bom de união", disse Jorge Salgado, que participou do evento.

O próximo cenário para as fotos de Tunick é Amsterdã, na Holanda, no mês que vem. Os modelos amadores não recebem cachê, só uma foto assinada. No México, Spencer Tunick vai ter muita foto para distribuir.

Na América Latina, ele pensa em organizar um evento do tipo na Colômbia.

 

 

Terra Redação