7 de maio de 2007 - 04:45

Prefeito, vice e vereadores empregam 27 parentes em Selvíria

A Justiça determinou, por meio de medida liminar, a demissão de 27 servidores comissionados da Prefeitura de Selvíria. Os servidores são parentes do prefeito José Dodô da Rocha (PFL), do seu vice e vereadores. A exoneração foi pedida pela promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal, em ação que busca o fim do nepotismo no município, localizado a 403 quilômetros de Campo Grande. A cidade tem 6.121 habitantes e 4.542 eleitores.

Todos os servidores comissionados que têm relação de parentesco com o prefeito, seu vice e vereadores têm que ser afastados até segunda-feira, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil. O próprio prefeito da cidade informou ao MPE que há 27 parentes de autoridades e agentes políticos empregados na Prefeitura. A liminar foi expedida pelo juiz Marcio Rogério Alves, com a determinação de exoneração imediata dos parentes.

A promotora Cristiane Mourão Leal instaurou Inquérito Civil Público no dia 18 de julho de 2006 para apurar a prática de nepotismo no município, diante da constatação de que foram nomeados vários parentes de membros ou titulares dos Poderes Executivo e Legislativo. No dia 11 de Janeiro o MPE propôs uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar. (TV Morena).