5 de maio de 2007 - 10:57

Avião do Quênia cai com 115 a bordo; mortos são de 24 países

Um Boeing 737-800 da companhia aérea Kenya Airways que transportava 115 pessoas caiu neste sábado no sul dos Camarões, informaram autoridades.
O avião perdeu contato com a torre de controle pouco após decolar de Douala (Camarões) às 23h05 (21h05 de Brasília) com destino a Nairóbi (Quênia), onde devia ter chegado às 6h15.

O vôo KQ507 fazia o trajeto entre a capital da Costa do Marfim, Abidjan, e Nairóbi, fazendo uma escala em Camarões. O presidente da companhia, Titus Naikuni, afirmou que um sinal de alarme emitido automaticamente pelo avião foi recebido no litoral oeste africano.

Uma lista provisória divulgada neste sábado pela Kenya Airways detalha a nacionalidade de 105 dos 115 passageiros e da tripulação. Não há brasileiros, tampouco latino-americanos nesta lista parcial. A procedência de seis pessoas ainda não foi determinada.

Os passageiros são de 24 nacionalidades diferentes, entre elas de Camarões, Índia, África do Sul, China, Reino Unido, Costa do Marfim, Suécia, Estados Unidos e Suíça.

Um correspondente da agência de notícias Associated Press, Anthony Mitchell, pode estar entre os passageiros.

A Kenya Airways, companhia da qual a Air France-KLM possui 26% das ações, é uma das empresas de maior reputação do país e, durante vários anos consecutivos, foi a empresa mais bem avaliada em uma enquete anual feita pela imprensa queniana.

A aeronave tinha seis meses de uso e estava em dia quanto a revisões de segurança e manutenção.

Em janeiro de 2000, um vôo da Kenya Airways caiu no mar pouco após decolar em Abidjan, causando a morte a 169 passageiros e 10 tripulantes.

 

 

Folha Online