4 de maio de 2007 - 16:58

Censo contará população e produção agrícola

Iniciou no dia 26, em Amambai a operação censitária 2007, que realizará a contagem da população e o censo agropecuário. A contagem será realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o apoio da prefeitura municipal.

No município são 19 recenseadores, 6 na área urbana e 13 na área rural, com quatro agentes supervisor e um agente municipal. Conta ainda com um posto informatizado, anexo a prefeitura.

Os trabalhos de Censo influencia de forma direta os municípios, a pesquisa irá fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é o recurso financeiro que a União repassa para que os municípios possam investir na melhoria de vida dos seus habitantes. O último censo, de onde se baseia a atual distribuição dos recursos do FPM, é de 2001.

Mais antigo ainda é o censo agropecuário, o último é de 1996. São entrevistados produtores rurais, e realizada a contagem toda a produção tanto para consumo próprio como para comercio. Servirá para a medição da fronteira agrícola, a distribuição de terras para o setor, os impactos e efeitos das transformações agrícolas, no solo e no meio ambiente. “Desde o último censo agrícola muita coisa mudou, em Amambai por exemplo não existia nenhum assentamento, hoje há dois, por isso é importante o censo” disse Letícia Denigri, agente censitária municipal.
A contagem vai até o dia 31 de Julho.