4 de maio de 2007 - 11:20

Civismo marca aniversário em Glória de Dourados

O município de Glória de Dourados, sob a administração municipal da prefeita Vera Regina Dalcin Baur (PR), comemorou na quarta-feira, 2, 42 anos de emancipação político-administrativa. Além da realização da 19ª Expoglória (Exposição Agropecuária e Industrial de Glória de Dourados), de 28 de abril a 2 de maio, que enalteceu o potencial agropecuário do município e manteve uma programação sócio-cultural, a data do aniversário foi festejada com um desfile cívico na avenida presidente Vargas, centro da cidade.

Segundo a comissão organizadora, o evento foi coroado de êxito, tanto pela participação de escolas, entidades e instituições, como também pela presença maciça de público ao largo da avenida. A prefeita Vera Regina Dalcin Baur, que coordenou toda a programação oficial, ressalta da importância da participação da comunidade em um todo, festejando a data que marca o nascimento do município de Glória de Dourados. “A festa não pertence somente a nós, administradores do município, ma sim a toda a população do município”, afirma ela, enfatizando que, “apenas organizamos um evento para que todos participem, de forma ordeira e festiva, uma grande virtude do povo desta terra”.

Na composição do palanque estavam presentes, além da prefeita, o vice-prefeito Roberto Shinichi Masuko, os secretários municipais, diretores das escolas municipais e estaduais, militares, lideranças municipais, entre outros, que acompanharam o desenrolar do desfile.
Vera Baur, no pronuncia mento de abertura, destacou a união de todas as classes políticas por uma Glória de Dourados melhor, agradecendo pelo sucesso Expoglória, evento maior da programação de aniversário. “Estamos trabalhando por uma Glória de Dourados mais digna”, disse ela, afirmando que, “tenho certeza de que estamos no caminho certo, pois hoje o município respira ares de desenvolvimento e crescimento econômico sustentável”.

DESFILE
Por unanimidade, o tema escolhido para o desfile pelos diretores das escolas públicas do município foi a paz. Alunos e coordenadores apresentaram, ao público presente, sugestões para diminuir a violência nas grandes cidades e também nas salas de aulas.
Uma das novidades, este ano, foi a participação das igrejas evangélicas e a igreja católica. Conforme a comissão organizadora do desfile, uma das causas da violência nas ruas e, também, nas escolas é a falta de princípio religioso no do seio da comunidade.

A abertura foi feita pela Banda da 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada Guaicurus, de Dourados. Logo após, as escolas do município e, como atração principal, a apresentação da banda marcial de Glória de Dourados, considerada uma das melhores do Estado, em sua categoria. “Ainda não nos reunimos para uma avaliação geral de toda a programação, que marcou os 42 anos de Glória de Dourados”, comentou Vera Baur, “porém, estamos convictos de que a organização e a presença de público garantiram o sucesso total do evento”. (Colaborou Andrey Leal)
 
 
 
 
 
 
Diário MS