4 de maio de 2007 - 09:05

Em Fátima do Sul, 75% dos idosos são vacinados contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Fátima do Sul, divulgou nesta sexta-feira o balanço da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe. No município, 75% dos idosos receberam a dose da vacina.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Fátima do Sul, divulgou nesta sexta-feira o balanço da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe. No município, 75% dos idosos foram imunizados, segundo a Secretária de Saúde Priscila Gazola, 1.312 receberam a dose da vacina.

 

Aos idosos que ainda não receberam a dose da vacina deve procurar as unidades de saúde, do Jardim Tatiane (Posto Central), PSF Jardim o Pioneiro, PSF Vila Educacional, PSF Culturama. Já no “Dia D” hoje (28), além dos postos acima, também será disponibilizada a vacina na Unidade de Saúde Jardim Brasilândia e no Centro de Especialidades Médicas, conhecido como PAM.

 

O ministério lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha. Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.

 

De acordo com a Coordenadoria de Epidemiologia e Promoção à Saúde, responsável pela organização da campanha no Estado, os municípios elaboraram várias estratégias de mobilização e de atendimento à população-alvo da vacinação como, por exemplo, a divulgação em rádios e jornais de circulação local e o uso de faixas e alto-falantes. A meta é imunizar, no mínimo, 70% da população idosa, o que corresponde a 122.152 pessoas.

 

Para Mato Grosso do Sul foram distribuídas cerca de 264.500 mil doses de vacinas. No ano passado, foram vacinadas 142.206 pessoas, ou seja, 82,57% do total de 172.218 idosos residentes no Estado. A expectativa é ultrapassar os números alcançados em 2006 e levar a vacina aos atuais 174.503 idosos.

 

 

 

 

Fátima News