4 de maio de 2007 - 05:29

MEC confirma instalação de cinco escolas técnicas em MS

O Ministério da Educação divulgou, a relação das 150 cidades-pólo do País em que serão implantas as novas unidades federais de ensino profissional. Cinco são de Mato Grosso do Sul: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas. As unidades serão implantadas se levando em conta as peculiaridades dos municípios e das regiões que estarão atendendo.


No Centro-Oeste serão 24 novas unidades: Os estados de Goiás e de Mato Grosso ganharão seis escolas cada um; Distrito Federal, quatro e Tocantins, três.


Em Mato Grosso, por exemplo, o município de Campo Novo do Parecis tem sua força na agricultura mecanizada, na agroindústria e na pecuária, enquanto em Corumbá, Mato Grosso do Sul, os setores beneficiados serão o metal-mecânico e o turismo. Em Araguaína, Tocantins, a pecuária leiteira, a madeira e móveis.

Arranjos produtivos


O objetivo da expansão das escolas federais de ensino profissionalizante é obter uma distribuição territorial equilibrada e a cobertura do maior número possível de mesorregiões, em sintonia com os arranjos produtivos locais (APLs). Um arranjo é caracterizado pela aglomeração de um número significativo de serviços e de empresas que atuam em torno de uma atividade e atendem toda a cadeia produtiva principal.


O conceito de cidade-pólo surgiu após trabalho de análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura e Abastecimento, da Integração Nacional e da Educação. O aproveitamento da infra-estrutura física existente e a identificação de potenciais parcerias com os municípios foram outros critérios utilizados na definição.


Cada cidade-pólo selecionada abrange um raio de aproximadamente 50 quilômetros em uma determinada região. O potencial de crescimento é regional, e a cidade-pólo, a referência de um conjunto (mesorregiões) de municípios.